Hoje vamos falar um pouquinho dos mitos sobre a aplicação de ácido hialurônico.
- Quem faz aplicação de ácido hialurônico fica com rosto redondo.
Não é bem assim. A quantidade de produto aplicada está relacionada com o efeito que a pessoa quer no rosto. Isso deve ser bem conversado entre o médico e o paciente detalhadamente antes do procedimento. Todas as dúvidas devem ser tiradas antes do procedimento para que o paciente não tenha nenhuma surpresa depois.
- O tratamento com ácido hialurônico estica todo rosto.
Não é verdade. Ele ameniza algumas linhas de expressão, mas não faz o efeito de esticar a pele como se estivéssemos puxando a pele com o dedo. Esse efeito de puxar a pele em direção a orelha, a gente vê com a cirurgia plástica fazendo lifting cirúrgico. O ácido hialurônico promove pequenas correções. Já existem algumas técnicas que se fazem alguns concentrados de produto em algumas regiões chave para imitar esse efeito lifting.
- A aplicação de ácido hialurônico deixa a pessoa sem expressão.
Não é verdade! A aplicação de ácido hialurônico suaviza as pequenas linhas de expressão e pequenas cicatrizes. Pode dar volume em algumas regiões, mas ela não paralisa nenhuma musculatura, como faz o botox.
- Todo mundo que faz aplicação de ácido hialurônico nos lábios sai com a boca muito grande.
Não é verdade. A aplicação de ácido hialurônico nos lábios pode ser feita apenas para delinear o contorno labial e para fazer uma leve hidratação nos lábios. Há pessoas que tem lábios muito finos e que podem querer aumentar o volume dos lábios e com isso realmente se vê um aumento do volume labial, mas ele não acontece em todos os casos de aplicação nos lábios .
- A aplicação de ácido hialurônico nas bochechas vai fazer a pessoa ficar com rosto redondo.
Não é verdade. O conceito de rejuvenescimento em três dimensões acontece com aplicação do ácido hialurônico fazendo um alto relevo nas maçãs do rosto. Essa aplicação é uma sutil para dar algum volume tridimensional na face o que não quer dizer que vai ser mudar todo o contorno do rosto , muito menos deixar o rosto redondo.
- Aplicação de ácido hialurônico retira a linha de expressão para sempre.
Não é verdade. O ácido hialurônico é um componente que já temos na pele e que vai ser reabsorvido com o tempo. A média de tempo é de 10 a 12 meses, mas esse tempo pode se alterar principalmente de acordo com o grau de movimentação que a pessoa tem naquela região .
- Todos os ácidos hialurônicos são iguais.
Não é verdade. Existem vários produtos a partir de ácido hialurônico . Alguns fragmentos são menores, outros fragmentos são maiores. Os maiores dão um volume maior e são usados em áreas que a gente precisa de uma sustentação mais forte; e as partículas menores são usadas em regiões mais finas da pele como por exemplo, na área das pálpebras para dar menos reação de edemas
- Em toda ruga pode ser aplicado o ácido hialurônico.
Algumas linhas de expressão, principalmente ao redor dos olhos, são evitadas de se usar ácido hialurônico pela vascularização grande da região e termos uma maior concentração de vasos finos que irrigam a região dos olhos. Nessa região, quando aplicado, o produto deve ser feito muito superficial e de preferência com cânula, quando aplicado na profundidade para evitar que haja algum escape de produto para dentro de algum vaso sanguíneo
- A aplicação de ácido hialurônico é muito dolorida.
Não é verdade. Usamos cremes anestésicos antes da aplicação e muitos produtos com ácido hialurônico tem junto, na mesma seringa, anestésico na fórmula. A primeira picada pode ser um pouquinho mais dolorida, mas geralmente depois, a área não fica dolorida, a não ser nos lábios, onde geralmente se tem realmente mais dor. Nesse caso, podemos fazer um bloqueio anestésico como fazemos no dentista, para que essa aplicação seja mais suportável e a pessoa não fique desconfortável. Nas outras regiões, geralmente esse bloqueio não é necessário.
- toda aplicação de ácido hialurônico é feita com agulhas.
Em algumas regiões, nós podemos usar um aparelho muito parecido com as agulhas, mas que a ponta não é cortante. Nesse caso, temos menos riscos de lesão de nervos e vasos e menos riscos de hematomas. Temos então, uma chance muito maior de sairmos do consultório sem ninguém perceber que fizemos um procedimento médico .