O verão, para muitos, significa atividades ao ar livre, roupas de banho e pele bronzeada. Mas não podemos esquecer que a exposição à luz solar sem cuidados causa danos à pele. A pele fica mais seca, e podemos ter envelhecimento prematuro, manchas, rugas e até mesmo câncer de pele… Nesta época, a radiação ultravioleta , principal causadora do câncer de pele, apresenta maior intensidade e, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para evitar a ação danosa do sol.
Seguindo as orientações abaixo, você poderá aproveitar o melhor do sol cuidando da saúde da sua pele:
1. Use filtro solar diariamente
Se você se expõe ao sol diariamente, mesmo que não seja na praia, use proteção solar nas áreas expostas. Isso diminui o dano provocado pelo sol, que se acumulará continuamente durante os anos de vida. Cada vez que você sai na rua e anda exposto ao sol, a radiação ultravioleta atinge o DNA celular e deixa lá a sua marca, cujo resultado só vai aparecer com o passar dos anos. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas.
2. Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia
O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência da radiação ultravioleta B, principal responsável pelas queimaduras solares e pelo surgimento do câncer de pele. Procure a sombra neste período do dia e, se não puder, utilize sempre proteção solar caprichada. Use chapéus ou bonés, roupas com proteção UV e filtros solares com alto fator de proteção solar (FPS).
3. Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol
Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer de pele e ao seu envelhecimento. O somatório de todas as vezes em que você expôs a sua pele ao sol vai fazer a diferença quando tiver mais idade. Com o passar dos anos, a pele perde a capacidade de reverter os danos provocados pelo sol. A partir daí, começam a surgir os sinais de envelhecimento cutâneo, como as manchas e rugas, além de lesões que podem evoluir para um câncer de pele.
4. Use chapéu, óculos e barraca ou guarda-sol
Sua pele da face irá beneficiar enormemente se houver um anel de sombra permanente sobre ela no calor do sol. Além disso, use óculos de sol para proteger a pele sensível dos olhos. O uso destes acessórios não dispensa o protetor solar, pois a radiação bate no chão e na água e ainda reflete indiretamente em você. Ficar ao abrigo de uma barraca ou guarda-sol é vital para se proteger dos efeitos nocivos da radiação solar em dias de verão na praia ou nas piscinas. Elas refletem cerca de 50% da radiação UV se forem de boa qualidade.
5. Enxague a pele após entrar no mar ou piscina
O cloro e o sal podem ressecar a pele e para algumas pessoas isso pode até resultar em uma reação alérgica. Pensando nisso, use uma ducha após o banho de mar ou piscina: além de melhorar a sua pele, ela também estará salvando seu cabelo do ressecamento excessivo.
E você, tem cuidado de sua pele? A Clinica Dermatológica Renata Ayd é referência em Dermatologia em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Agende uma consulta hoje mesmo e fique em dia com a saúde da sua pele.