A gordura localizada, que geralmente se acumula na zona abdominal, cintura, coxas, parte interna do braço e parte do dorso, é uma das maiores preocupações registradas por pacientes de ambos os sexos, nos consultórios de dermatologia.
A indicação para quem sofre com este problema é a lipocavitação, um método que utiliza uma máquina de emissão de ultrassom para eliminar a gordura excedente.
Os resultados da lipocavitação são satisfatórios e, apesar de se desenvolverem de forma progressiva, eles são perceptíveis logo no primeiro dia de tratamento. Em média, a redução total registrada é de 3 a 4 centímetros da gordura localizada.
O número de sessões de lipocavitação vai depender do objetivo do paciente e da quantidade de gordura acumulada. Cada uma delas dura cerca de 30 minutos. Apesar de ser viável o tratamento de mais de uma área do corpo por sessão, o ideal é que apenas duas recebam o ultrassom por vez, já que o procedimento será mais demorado e mais cansativo em áreas maiores.
O ultrassom da lipocavitação funciona penetrando a gordura localizada subcutânea e gerando pequenas bolhas dentro das células de gordura, que aumentam progressivamente até romperem. A gordura se divide em ácido graxo e glicerol. O primeiro se liga à albumina e eliminada pelo fígado; já a segunda é eliminada pelos vasos linfáticos e pela urina.
Como existe uma mudança significativa em relação à eliminação da gordura localizada, a lipocavitação também acaba amenizando a celulite.
Lembre-se que somente profissionais habilitados, como dermatologistas, podem realizar o procedimento.