O tratamento com botox no rosto é feito com a aplicação da toxina botulinica através de seringas com agulhas bem finas e curtas.
A movimentação dos músculos do rosto vai identificar quais são as regiões ideais para a aplicação do botox.
Onde os músculos são mais fortes são os locais de escolha para a injeção.
O tratamento com botox não eleva nem estica a pele, pois sua ação é de suavizar a ação dos músculos por diminuir a sua força.
A aplicação de botox nos olhos vai diminuir a movimentação ao redor dos olhos, evitando a formação dos “pés de galinha “. Na testa, o tratamento vai diminuir as linhas formadas horizontalmente e as linhas que ficam entre as sobrancelhas.
No primeiro dia, não há nenhuma diferença visível.
Gosto de prescrever vitaminas e minerais que aumentam as concentrações da toxina botulinica dentro da célula fazendo com que o tratamento seja mais duradouro. Essas cápsulas são ingeridas nos primeiros 5 dias após a aplicação.
Logo após a aplicação do botox na face, devemos evitar massagear a área, fazer pressão local e abaixar muito a cabeça nas 4 horas seguintes para diminuir o risco de migração do produto. Nos tratamentos de hiper-hidrose não há necessidade dessa precaução
A partir do terceiro dia após a aplicação do botox, os músculos começam a enfraquecer até paralisarem.
O efeito máximo de absorção da toxina se dá em até 14 dias.
Neste dia, gosto que os pacientes retornem para vermos se a aplicação de botox ficou perfeita! Se houver necessidade, pode ser feito algum retoque.
Os músculos absorvem a toxina nestas duas primeiras semanas e vão eliminando em cerca de 4 a 6 meses.
Neste período, os músculos vão gradualmente voltando a ter força.
A aplicação de botox deve ser repetida a cada 6 meses.
A manutenção desse período para reaplicação faz com que as linhas de expressão não cheguem a ficar marcadas e diminui o risco da formação de anticorpos, quando o organismo não responde mais ao tratamento.