Com o envelhecimento natural da pele, ocorre a diminuição na produção de substâncias como o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. Além disso, também acontece uma reabsorção óssea e gordurosa no rosto. Essas alterações se manifestam com a perda de sustentação da face e surgimento do famoso “bigode chinês”, das linhas de expressão e aprofundamento das olheiras. O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida, sendo o ácido hialurônico uma substância usada para esta finalidade.
O preenchimento facial com ácido hialurônico preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Com o preenchimento facial também é possível realizar pequenas alterações para harmonização do rosto, como a suavização das olheiras, aumento dos lábios, melhora da projeção do queixo e da mandíbula, aumento da convexidade da testa, sustentação do lóbulo da orelha, diminuir sequelas e assimetrias faciais decorrentes de acidentes, entre outros.
As formas de aplicação do preenchimento facial com ácido hialurônico variam desde a derme superficial, derme profunda e até o tecido subcutâneo. A injeção com ácido hialurônico é aplicada em profundidades diferentes no ponto da face a ser tratado, com uma agulha específica após a anestesia local. É importante ressaltar que, o procedimento de preenchimento facial com ácido hialurônico deve ser feito por um por um médico dermatologista.
O MD codes é um procedimento que codifica os pontos de sustentação da face, de modo a potencializar os resultados do preenchimento facial com ácido hialurônico para a redução da perda de volume e melhora do contorno facial. São diversos os pontos no rosto indicados para a aplicação do MD codes, desde a testa, até a região mandibular. As regiões tratadas com maior frequência com o MD codes são: a área malar (maçã do rosto), por perder o volume e sustentação, especialmente após processos de emagrecimento; e a região do mento (parte inferior dos lábios e da face).
Diferente dos métodos comuns e tradicionais, o MD codes não busca apenas os resultados pontuais do preenchimento facial, mas sim a solução mais efetiva, com o intuito de beneficiar e satisfazer o paciente. A reestruturação facial é feita com a aplicação do ácido hialurônico nos pontos codificados pelo MD codes e cada área exige uma abordagem diferente, visto que o MD codes é um tratamento feito sob medida para cada paciente, com uma estrutura diferenciada nas injeções. Sendo assim os resultados são superiores, pois leva em conta a anatomia facial e outras proporções de níveis avançados.