Sabemos que, de uns tempos para cá, os homens ficaram ainda mais vaidosos mantendo sempre a barba e cabelo feitos e até mesmo cuidando da pele. Muitas vezes percebemos umas bolinhas vermelhas na área em que depilaram, não é? Isso se chama Foliculite e neste artigo, vamos explicar como evitá-la.
A Foliculite é uma inflamação dos pelos que pode acometer várias partes do corpo, como glúteos, pernas, coxas e couro cabeludo. Ela também é muito comum no rosto e pescoço, principalmente nos homens!
Causas
Uma das causas para a Foliculite no rosto é a depilação com cera ou lâmina, pois é um processo que, muitas das vezes, desencadeia pelo encravado ou trauma no folículo piloso já que não respeita a direção do crescimento dos pelos.
Essa inflamação desencadeia uma série de bolinhas vermelhas, constantemente confundidas com acne, que coçam bastante e incomodam. Por isso, alguns hábitos podem ajudar a evitar ou acabar com a Foliculite:
1. Esfolie a pele para se livrar de células mortas prevenindo a inflamação dos folículos.
2. Hidrate bastante para fortalecer a barreira de proteção da pele e evitar as bolinhas vermelhas.
3. Usar água termal antes e depois da depilação acalma a pele e evita a formação das lesões.
4. Em caso de Foliculite no corpo, use roupas leves e de algodão. Roupas apertadas e sintéticas ajudam a formar pelo encravado e foliculite.
5. Mantenha a pele sempre limpa usando loções e sabonetes antissépticos, principalmente nas áreas com pelos.
6. Cuidado ao fazer a barba! Lave o rosto, use creme de barbear e passe a lâmina no sentido do crescimento dos pelos.
7. Após o banho, seque muito bem com a toalha para evitar fungos. Assim, você evita a umidade na pele.
Para continuar a depilação e acabar de vez com a Foliculite, a Clínica Renata Ayd indica a depilação à laser, pois é uma forma de interromper o crescimento dos pelos.
Entre em contato conosco com nossa clínica de Dermatologia Estética e agende sua consulta!