O procedimento de laser CO2 fracionado é indicado para pessoas que buscam rejuvenescimento da pele, remoção de cicatrizes em geral (como de acne) e estrias, ou o tratamento da flacidez. O laser CO2 fracionado é excelente para rugas, pois consegue atingir diversas camadas da pele, nivelando sua estrutura. Além disso, o laser CO2 fracionado estimula a produção de colágeno nas áreas em que agride a pele, dando a elas uma aparência mais jovem.
O uso do procedimento de laser CO2 fracionado também pode ter fins terapêuticos, como em lesões pré-malignas. O laser CO2 fracionado também pode ser usado em verrugas virais e manchas e para melhorar o aspecto de cicatrizes cirúrgicas, inclusive queloideanas, estrias atróficas e outras lesões de pele.
Altamente usado em processos de rejuvenescimento o laser CO2 fracionado atua aquecendo a água da pele a altas temperaturas, causando quebra da pele envelhecida ou cicatriz. A pele envelhecida será substituída por uma pele mais nova. Este calor também estimula a parte profunda da pele a produzir e reestruturar o colágeno (proteína importante na sustentação da pele), tornando-a mais firme. Com este efeito o laser CO2 fracionado produz uma pele mais rígida e mais jovem. Todas as irregularidades superficiais e profundas da pele melhoram por consequência.
O número de sessões de laser CO2 fracionado varia de acordo com os objetivos do paciente, e podem ser de duas até cinco sessões. Cada sessão de laser CO2 fracionado dura de 20 a 30 minutos, acrescido do tempo de aplicação dos cremes anestésicos, duro em torno uma hora no total. A periodicidade das sessões de laser CO2 fracionado também varia de acordo com a indicação, e vai de 45 dias até três meses, de acordo com a orientação do médico. No geral, a melhoria na pele causada pelo laser CO2 fracionado é duradoura, mas como o envelhecimento é um processo constante, é necessária a reavaliação com o médico anualmente ou mesmo a cada seis meses, para verificar a necessidade de reaplicação do laser CO2 fracionado.
Devido ao procedimento de laser CO2 fracionado ser abrasivo, o ideal é que o procedimento seja feito por um médico dermatologista ou cirurgião plástico, que saberão manejar melhor essa tecnologia.
Casos prévios de herpes e uso de isotretinoína devem ser comunicados ao médico.
A Clinica Dermatológica Renata Ayd é referência em Dermatologia Estética em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Agende uma consulta hoje mesmo e conheça as maravilhas que o procedimento de laser CO2 fracionado pode fazer pela sua beleza.