Está com manchas na pele e não sabe o que fazer?
Nós, da Clínica Renata Ayd, vamos explicar sobre um dos produtos que é essencial em nossos tratamentos para Melasma: o ácido!
Com certeza, você já ouviu por aí sobre este produto. Melasmas, manchas solares e acne são motivos que levam muitos pacientes ao tratamento em casa a base de ácidos, sendo muito importante para a eficiência do resultado. Mas, é preciso saber como utilizar o ácido, para que não acabe prejudicando a saúde e aparência da pele, ao invés de tratá-la.
O ácido é comumente prescrito para ser usado à noite e é um produto que promove uma esfoliação no rosto. É preciso muito cuidado ao usar o creme adequadamente. Em geral, usamos uma quantidade equivalente ao tamanho de uma gota ou de uma ervilha, sendo o suficiente para caber em todo o rosto. Isso mesmo! Pouca quantidade e bem espalhado! Passando uma quantidade maior, o paciente vai ter irritação, ardência e descamação, podendo ficar vermelho. Caso isso ocorra, poderá ser necessário parar o tratamento por alguns dias, até que a pele normalize para reiniciar o tratamento.
Quer saber como utilizar o ácido? Confira o passo a passo!

Para aplicar o ácido, é preciso estar com a pele limpa, portanto, lave o rosto com água fria e sabonete específico. O produto deverá ser usado à noite e em quantidades pequenas! Aplique, espere secar e durma.
Se achar difícil espalhar essa quantidade no rosto todo, podemos aplicar com a pele úmida para ajudar a espalhabilidade.
Cuidado ao aplicar o ácido! Não passe nas pálpebras de cima nem de baixo, pois elas são uma pele muito sensível. Evite, também, utilizar nas dobrinhas ao lado do nariz e cantos da boca.
Ao acordar, lave com o sabonete para retirar todo o resíduo do produto e, antes de sair de casa, não se esqueça do protetor solar!
Quando o paciente utiliza um ácido mais forte, recomendamos sempre usar um sabonete mais brando para que não machuque a pele, permanecendo no tratamento. Em caso de irritação, é muito importante associar o ácido com hidratante mais leve podendo usar antes de aplicar o ácido à noite ou de manhã, antes de utilizar o protetor solar.
Muitas vezes, ao passar o protetor solar, a pele arde. Isso acontece devido ao acúmulo do ácido que agiu a noite inteira. Utilizando novamente o ácido, a pele não estará mais irritada. Podemos achar que é o protetor solar que causa irritação, porém, é o ácido que costuma sensibilizar a pele.
Para os pacientes que querem se expor ao sol, fazer depilação com cera ou realizar Peeling Químico, é recomendado parar com o tratamento dois ou três dias antes, mesmo utilizando o protetor solar para diminuir a sensibilidade.
Entre em contato conosco! Somos uma clínica de dermatologia e estética, com tratamentos inovadores e alta tecnologia. Agende uma consulta!