As cânulas vieram para substituir as agulhas e deixar alguns tratamentos mais seguros. A vantagem é que a ponta delas não é cortante e, por isso, há menor risco de romper vasos e outras estruturas nobres que podem ser lesadas durante o procedimento de dermatologia estética.
Na cirurgia plástica, as cânulas maiores que servem para a aspiração de gordura já são usadas há muitos anos. Na dermatologia estética, os principais usos estão na aplicação de substâncias na derme como ácido hialurônico e ácido polilático. Elas podem ter diferentes diâmetros e comprimentos dependendo da substância que vai passar por dentro delas e de onde se quer injetar.
As cânulas são uma espécie de agulha diferenciada que pode ser usada para injetar produtos no organismo .
O mais comum uso das cânulas é a de serem usadas nas cirurgias plásticas para fazer a lipoaspiração . Nesse caso, são instrumentos grandes utilizados pelos cirurgiões para entrar por um orifício pequeno e aspirar as glândulas de gordura que queremos retirar do organismo.
O dermatologista usa as cânulas com um tamanho muito similar ao de uma agulha, para injetar produtos na face, principalmente , e fazer volume em algumas áreas.
São os preenchimentos faciais que quando aplicados com as cânulas, nos deixam mais tranquila de serem utilizados em áreas com estruturas que não queremos lesar com a parte cortante da agulha. A cânula possui sua extremidade romba, por isso, não consegue ser afiada para romper vasos ou nervos, somente afastando as fibras musculares, sem cortes até que cheguemos até a profundidade que devemos aplicar o produto.
Por não cortarem, as cânulas provocam muito menos hematomas, já que os vasos sanguíneos não são perfurados, mesmo que por acaso.
O dermatologista faz uma anestesia com uma agulha bem fina, e a parte onde a cânula vai entrar na pele é perfurada com uma agulha como as que tiram sangue e é por esse espaço que a canula vai entrar. O produto que está na seringa passa diretamente por ela até a profundidade da pele. Alguns produtos devem ser injetados na derme mais superficial e outros, mais profundos, até próximo ao osso.
O dermatologista avalia a necessidade do volume e o local a ser preenchido e escolhe a textura ideal para cada caso.
É importante destacar que as cânulas são esterilizadas e de uso único, sendo jogadas fora após o uso como as agulhas.