Vou te mostrar hoje porque não devemos ter medo de agulhas compridas!
A principal diferença entre uma agulha e um instrumento chamado cânula é a sua extremidade cortar ou não. As agulhas terminam como uma ponta afiada que consegue perfurar a pele, músculos, nervos e vasos sanguíneos. Conseguimos assim, com um mesmo instrumento, atravessar a pele e injetar uma substância de dentro da seringa até o interior do organismo, seja na camada de gordura, no músculo ou dentro da veia. Assim como conseguimos aspirar um líquido de dentro do organismo , como colher o sangue de dentro do vaso para fazer um exame, por exemplo.
As cânulas podem ter o mesmo tamanho e espessura das agulhas, embora costumem ser um pouco mais compridas, mas sua extremidade é romba e não consegue atravessar tecidos que tenha que perfurar. Para passar pela pele, necessitamos fazer um orifício com uma agulha para poder inserir a cânula. Por isso, apesar de ser mais comprida que as agulhas tradicionais, elas são muito mais seguras por ter um risco muito menor de atravessar vasos e menor risco de injeção de produto na circulação sanguínea.
Usamos cânulas para procedimentos mais seguros de preenchimentos e também nas cirurgias de lipoaspiração, diminuindo muito a chance de romper vasos e tanto fazer hematomas por extravasamento de sangue quanto de injetar preenchimento dentro da circulação e prejudicar o suprimento de sangue.
A Clínica Dermatológica Renata Ayd é referência em tratamentos dermatológicos em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Conheça a clínica e ressalte ainda mais sua beleza!