O botox é a aplicação de toxina botulínica nos músculos causando uma paralisação temporária. Esse é um nome comercial, mas vamos falar de botox para ser mais fácil o entendimento do que toxina botulínica…
Essa paralisia dos músculos vai ter diferentes resultados dependendo dos músculos em que vai ser aplicado.
A aplicação de botox no rosto pode ter diversas finalidades. A aplicação de botox para fins estéticos começou quando era feito nos olhos para correção de estrabismo pelos oftalmologistas.
Hoje em dia, a aplicação de botox é feita para as linhas de expressão ao redor dos olhos que chamamos de “pés de galinha”. Pode também ser usada para bloquear a movimentação da testa, e a linha que se forma quando fazemos a expressão de zangado , no meio da sobrancelha. Essas são as principais indicações.
O tratamento com botox no rosto pode modificar o formato da sobrancelha, podendo ficar mais ou menos arqueada.
No nariz, podemos tratar as “bunnylines” ou rugas do coelhinho que se formam ao lado do nariz e também levantar a ponta nasal.
A aplicação de botox na face também tem aplicações que não são cosméticas como os pontos usados para tratar alguns tipos de dores de cabeça, bruxismo e tremor nos olhos, além do estrabismo que já citamos.
Usamos muito o tratamento com botox para controlar hiperhidrose, que é o suor excessivo que algumas pessoas apresentam nos pés, mãos e axilas, principalmente.
A finalidade do tratamento com botox é a de relaxar músculos que estão muito ativos. Por isso, acabam formando as linhas de expressão na pele, ou eliminando muita quantidade de suor produzido nas glândulas ou forçam demais algumas estruturas causando dor muscular, neurológica e até desgaste e quebra dos dentes.