Originada de uma mutação genética, o Câncer é uma doença que acomete muitas pessoas e pode ser agressivo, já que a célula passa a crescer descontroladamente. Combater o crescimento constante e excessivo da célula é necessário e requer muitos cuidados específicos.
Passar produtos dermatológicos na pele do rosto e corpo é algo comum e rotineiro para muitas mulheres, porém, pode não ser um processo tão simples para quem está passando por uma Quimioterapia ou Radioterapia. Este processo requer cuidados pois deixa o organismo mais suscetível a reações e causa efeitos colaterais na pele, tornando-a mais fragilizada.
Mesmo que muitas pessoas não deem a devida atenção à pele, é importante entender que todos os tratamentos terão relação direta com ela. Portanto, cuide da pele para evitar reações alérgicas e sensibilizações que podem desencadear complicações podendo até interromper o tratamento oncológico.
Para te ajudar a realizar os cuidados corretos da pele durante um tratamento oncológico, elaboramos 4 dicas ESSENCIAIS para que não ocorra nenhuma complicação. Confira:
1. Os medicamentos quimioterápicos agridem as proteções naturais da pele, surgindo ressecamento, coceira e vermelhidão. Para melhorar este aspecto, indicamos o uso de hidratantes que ajudam a recompor a função da barreira cutânea de proteção.
2. Com o decorrer do tratamento, a pele fica mais fragilizada fazendo com que o paciente se queime com mais facilidade. Portanto, evite se expor ao sol, use roupas leves e abuse do PROTETOR SOLAR!
3. As unhas também são um alvo. Podendo ficar mais frágil ou alterar sua cor natural, o indicado é usar luvas caso faça alguma atividade doméstica. Muito cuidado com a manicure. Um simples machucadinho de cutícula pode virar a porta de entrada para uma infecção grave, já que o corpo está com sua defesa alterada. Evite remover as cutículas.
4. Outro fator muito comum é a Radiodermite. Estes pequenos ferimentos na pele podem surgir durante o tratamento de radioterapia e desencadear queimaduras, retrações e áreas de fibrose, por isso, evitar exposição solar e fazer o uso de produtos especializados para pacientes oncológicos ajudam a melhorar o quadro.
5. Se estiver com dores, bolhas e assaduras, causadas pelo tratamento, é indicado o uso imediato de cremes dermatológicos prescritos pelo seu médico e evitar a exposição solar. A não utilização destes produtos poderá desenvolver queimaduras mais graves. Não use fórmulas caseiras com substâncias que podem sensibilizar ainda mais a pele com reações alérgicas e irritantes .Não se automedique neste momento tão delicado!
6. Em casos de câncer de mama, não utilize sutiãs com aros. Os melhores para serem utilizado são os de algodão.
Ao seguir todas estas orientações, o paciente oncológico enfrentará o momento com mais tranquilidade, reduzindo a probabilidade de complicações na pele. Por isso, manter a pele hidratada é importante para ter qualidade de vida e recuperar a autoestima!
Para saber mais, entre em contato com a Clínica Renata Ayd!