A Páscoa nos traz a alegria dos chocolates, mas, em compensação, a preocupação com as espinhas. Apesar de até hoje não existirem estudos que relacionem o consumo de chocolate com espinhas, é bom maneirar no consumo desta delícia. Afinal, o chocolate contém leite, o que piora a acne em muitos casos, e tem alto teor de gordura, que aumenta a produção sebácea.
Ocorre que as espinhas aparecem pelo funcionamento exagerado das glândulas que produzem a oleosidade. Algumas pessoas têm maior propensão a esse funcionamento exagerado. Os hormônios descontrolados também fazem essas células crescerem e produzirem grande quantidade de sebo. Daí, serem frequentes na adolescência.
A melhor maneira de prevenir a acne é a limpeza de pele diária, com sabonete específico e a utilização de cremes e produtos dermatológicos que sejam livres de óleo. Lavar o rosto com sabonete adstringente – aquele que ajuda a retirar a oleosidade– duas a três vezes ao dia é o recomendado.
É melhor não mexer nas espinhas em casa, pois fazer isso sem preparar a pele antes e sem usar produtos adequados para acalmar a pele depois, pode causar maior trauma e manchas na pele. A melhor alternativa é conversar com o dermatologista, afinal, cada caso é um caso.
Em relação à alimentação é importante que seja balanceada, já que quanto maior a quantidade de gordura, maior a produção sebácea. Chocolate pode, mas sem exageros!