Excesso de brilho, poros dilatados, cravos e espinhas no rosto e corpo são características marcantes da pele oleosa. Para lidar com esse tipo de pele, é importante investir em uma rotina de cuidados com produtos específicos para evitar irritações e encontrar o equilíbrio da produção de sebo. Confira:
Higiene: sabonete específico para pele oleosa pode usar ativos naturais como hamamélis até medicamentos como os ácidos glicólico e salicílico.
Tônico adstringente: possui uma concentração variável de álcool e outros agentes secativos em sua composição, ajudando bastante a controlar a oleosidade excessiva da pele.
Hidratação a base de água: Pois diferente dos cremes a base de óleo, não são prejudiciais para pele oleosa.
Creme de contorno de olhos: mesmo a pele oleosa tende a desidratar na área próxima aos olhos.
Fotoproteção: Todas as peles precisam estar protegidas da exposição solar. As oleosas merecem produtos de textura mais fina e os pós compactos com agentes que absorvem a oleosidade como a sílica são excelentes opções.
Maquiagem sem óleo ou com controle de oleosidade, e que fazem efeito primer são as mais
indicadas para pele oleosa
Creme noturno a base de alfa hidroxi ácidos, ácido salicílico ou LHA capazes de controlar a oleosidade.
Pode haver necessidade de produtos bactericidas no caso da pessoa ter acne inflamatória
Máscara esfoliante ou gel esfoliante devem ser usados apenas 1 vez na semana, se não houver tanta irritação com o uso dos ácidos. Ácidos que irritam um pouco mais a pele não devem ser associados com esfoliação. Não usar produtos que machucam a pele como esponjas grossas que podem causar pequenas e múltiplos machucadinhos na pele que ao cicatrizarem, podem causar cicatrizes e manchas.
Máscaras adstringentes e que absorvem a oleosidade podem ser usadas 1 vez na semana.
A pele oleosa precisa de limpeza de pele com profissional especializado a cada 30 ou 60 dias. Não manipular as lesões em casa, principalmente as próximas ao nariz, que podem carrear agentes bacterianos para as pequenas veias e artérias do cérebro.
Peelings químicos e físicos fora do período de maior exposição solar são recomendados.
Caso a pessoa tenha cicatrizes de acne que possam ter ficado marcadas na pele, há tratamentos dermatológicos para isso: MMP e luz pulsada para tratamento de vasos e estímulo de colágeno.
A Clínica Dermatológica Renata Ayd é referência em tratamentos para a pele oleosa em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Conheça a clínica e ressalte ainda mais sua beleza!