A toxina botulínica é uma substância produzida por uma bactéria. O Clostridium botulinum, o mesmo que provoca o botulismo. Por ser produzido por um ser vivo, dizemos que é um medicamento biológico, e, portanto, pode sofrer algumas variações conforme a bactéria produtora.
Existem várias toxinas botulínicas no mercado brasileiro, produtos semelhantes de laboratórios diferentes. Daí, temos pequenas diferenças entre as marcas de toxina botulínica do mercado, pois cada uma é produzida por uma bactéria diferente.
As marcas que mais usamos são o botox e o dysport. Ambos possuem eficácia semelhante para o rejuvenescimento facial e por ser anti rugas, mas o halo de difusão do medicamento na pele e músculos é um pouco maior com o dysport. Isso, na prática, faz com que precisemos dar menos picadas próximas para ter um resultado eficaz na área desejada.
Existem ainda outras marcas no mercado, como o prosigne, botulift e botulinum. Mas ainda não existem marcas nacionais, ou seja, todos esses produtos são importados.
O botox ou dysport vêm na forma de pó e vão ser diluídos pelo médico no consultório. A quantidade de líquido para diluir o medicamento varia de acordo com o médico. Podem ser utilizados de maneira mais concentrada, visando injetar menos quantidade de líquido para o efeito desejado ou mais diluído para áreas que precisamos de pontos mais espalhados e com dosagem menor – o chamado microbotox.
O efeito do botox ou dysport na face ou outras áreas que eles forem aplicados, se inicia no segundo ou terceiro dia e absorve seu máximo resultado em cerca de 15 dias – época ideal de revisão do procedimento.
Alimentos que contenham zinco ajudam a absorver mais o botox e dysport e fazer com que eles durem um pouco mais, e os alimentos que liberam fitatos, como o chá verde e o arroz integral devem ser evitados nos primeiros dias.
A Clínica Dermatológica Renata Ayd é referência em aplicação de botox e dysport em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Conheça a clínica e ressalte ainda mais sua beleza!