A queda de cabelo atormenta muitas pessoas. Essa condição tem tanta variedade de causas que, frequentemente, é difícil identificar o porquê do cabelo estar caindo. Remédios e tratamentos capilares tópicos podem ser úteis para lidar com algumas causas de queda de cabelo feminino, mas existem muitas coisas que você mesmo pode fazer para ajudar no tratamento da queda de cabelo feminino.
A higiene diária do couro cabeludo, pode ser feita com:
Shampoo adstringente para absorção da oleosidade da raiz: Quando há muita oleosidade em torno da raiz do cabelo, ela fica “sufocada” e não consegue se desenvolver bem. É importante o controle da oleosidade para o resultado na queda de cabelo feminino.
Shampoos neutros: Podem ser usados para intercalar com outros que ressecam mais os fios.
Shampoos antiqueda: Existem fórmulas com ativos que estimulam as raízes para ficarem mais fortes e saudáveis, sem interferência com a questão da oleosidade.
Shampoos a seco: São sprays ou talcos que aplicados na raiz, absorvem a oleosidade e impurezas do couro cabeludo. Muito usado por quem não quer lavar a cabeça todos os dias.
Cremes de limpeza: Existem fórmulas que lembram a textura de um condicionador mas devem ser esfregados mecha por mecha, da raiz até as pontas. São usados naqueles esquemas de cronograma capilar, com pouco ou nenhum sulfato. Os sulfatos limpam os fios, contam geralmente com alguns componentes a base de silicone e óleos que podem deixar resíduos. Com o passar do tempo de uso, esses resíduos vão deixando o cabelo pesado e opaco. Os cremes de limpeza não oferecem uma limpeza profunda, mas são excelentes para o dia a dia dos cabelos danificados e com químicas que precisam de uma hidratação e melhora da textura dos fios
Shampoos anti resíduos: São bem fortes e não devem ser usados diariamente pois acabam ressecando muito as pontas dos cabelos. Devem ser usados a cada 7 a 15 dias, dependendo das características do cabelo.
Condicionadores: Podem ser usados diariamente e a aplicação deve ser feita com pouca quantidade e bastante massagem no comprimento e pontas. Mas sempre evitar as raízes. Deve ser bem enxaguado, pois seu resíduo
deixa o cabelo duro e pesado.
Máscaras de tratamento: máscaras hidratantes e nutritivas 1 a 2 vezes por semana, máscaras reconstrutoras devem ser usadas 1 vez por mês. Seu excesso deixa o cabelo duro e quebradiço. Sempre devem ser massageadas em mechas individuais e deixar agir por pelo menos 3 minutos nos fios. Evite as raízes, enxágue completo é muito importante e finalize com condicionador para controlar o ph e fechar as cutículas dos cabelos.
A Clínica Dermatológica Renata Ayd é referência em tratamentos para a queda de cabelo feminino em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Conheça a clínica e ressalte ainda mais sua beleza!