Há vários motivos para a queda de cabelo feminino e já que estamos no outubro rosa na luta contra o câncer de mama, vamos falar um pouco sobre isso…
A queda de cabelo feminino que acontece nas pacientes que estão tratando o câncer de mama (ou outros tipos de câncer), acontece pelos medicamentos usados para atingir as células cancerígenas.
Essas células se desenvolvem mais rápido do que o ciclo normal e é isso que as medicações usam para identificá-las. Quando a renovação celular acontece, é bloqueada pelos medicamentos da quimioterapia e elas são mortas.
Como o cabelo é uma estrutura de renovação permanente e muito frequente, é comum que a renovação delas também seja atingida. Os fios tem várias fases de crescimento a partir de uma mesma raiz:
-Um período chamado de anágeno, quando está em fase de crescimento, que pode durar até 5 anos. Nessa fase, há muita proliferação de células para a contínua formação da fibra capilar.
-Outro ciclo, telógeno, onde o fio se encontra em repouso, dura cerca de 3 meses e a raiz vai diminuindo e ficando atrofiada, com menor viço e nutrição.
-O terceiro ciclo , chamado de catágeno é quando há o desprendimento do fio e um ninho de células tronco próximas a raiz ficará responsável pela formação de uma nova fibra capilar, quando voltamos ao período anágeno.
A queda de cabelo feminino desencadeada pela quimioterapia tem ação na fase anágena e, com isso, vemos fios grandes caindo inclusive com uma bolinha transparente na extremidade, que é parte da raiz. Não quer dizer que o fio não crescerá novamente, pois há aquele ninho de células tronco que vai dar origem ao novo fio.
Muitas vezes, o fio inicia o seu crescimento sem cor, mas com o fortalecimento da raiz, volta a sua pigmentação original .
A Clínica Dermatológica Renata Ayd é referência em tratamentos para a queda de cabelo em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Conheça a clínica e ressalte ainda mais sua beleza!