Rugas
As famosas rugas, que muitas vezes são um incômodo estético, também são sinais de tensão e preocupação. Quando estamos preocupados, geralmente franzimos a testa, o que forma as linhas de expressão.
Estudos realizados na Universidade de Toulose, na França, apontam que as rugas da testa merecem a atenção, já que podem revelar como anda a sua saúde cardiovascular. O estudo foi apresentado no congresso mundial de cardiologia em Munique, na Alemanha, pela Professora Yolande Esquirol.
Rugas e a Saúde Cardiovascular
Para entender mais sobre a relação entre rugas e doenças cardiovasculares, o grupo de pesquisadores investiga um diferente marcador visível da idade: as rugas horizontais na testa. Nesta pesquisa, participaram 3.200 adultos saudáveis variando entre 32 e 62 anos de idade. Após serem examinados pelos médicos, foram atribuídas pontuações de 0 a 3, dependendo da quantidade e profundidade das rugas na testa.
Os pacientes foram acompanhados por 20 anos. Dentro dessa amostra, foi feita análise nos pacientes que faleceram por doenças do coração e foi visto que 15,2% tinham rugas de 2 e 3 pontos, 6,6% apresentaram rugas de 1 ponto e 2,1% não apresentavam rugas. Com esses dados, concluiu-se que: quanto mais as rugas eram profundas,mais tinham um risco de morrer de doença cardiovascular, cerca de 10 vezes mais do que as pessoas que não tinham rugas.
Está sendo avaliado se essa pontuação de profundidade das rugas possa funcionar, inclusive, como um marcador da doença cardiovascular.
Causas
Os pesquisadores ainda não sabem ao certo o motivo . Os autores do trabalho apontam para que a arterioesclerose – que é o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias – seja a principal culpada. Os estresses da vida diária podem ter uma grande influência: fumo, trabalho, trânsito, poluição, falta de sono e má alimentação são alguns fatores que causam tensão, preocupação e até mesmo ansiedade, por meio de um processo bioquímico que chamamos de estresse oxidativo. É esse processo químico que pode promover arritmia cardíaca e risco de doenças cardiovasculares, mas também ajuda na formação das rugas horizontais da testa.
Há tempos, pesquisas já haviam tentado relacionar diferentes sinais de envelhecimento à doenças cardíacas. Não encontraram nenhuma relação entre os pés de galinha e o coração porém, identificaram uma relação entre calvície, vincos do lóbulo da orelha, xantelasma e maior risco de doença cardiovascular.
Cuidar da pele não tem apenas o objetivo de melhorar a estética. Além de poder realçar a nossa beleza natural, ir ao dermatologista pode evitar o surgimento de doenças que, quando não tratadas, podem causar sérias consequências. Além de ser uma clínica de estética, a Clínica Renata Ayd é especializada em Dermatologia visando tratar os pacientes e resgatar a qualidade de vida e auto estima.
Agende sua consulta conosco!