A pele está em constante renovação e por isso, precisa de suporte para que esse processo continue e tenhamos ela sempre saudável.
As proteínas são indispensáveis para a formação das células. Elas são encontradas na carne, peixe e frango, principalmente. Já os vegetarianos devem sempre ter um acompanhamento de nutricionistas para consumir alimentos que forneçam proteínas em quantidade adequada.
Alguns minerais também são muito importantes para uma pele saudável como o zinco, que ajuda a controlar a oleosidade da pele e o selênio na renovação celular e dos cabelos.
Já as vitaminas, para a pele, são essenciais. Elas ajudam os processos enzimáticos a se completarem e uma alimentação pobre em frutas, que são fontes de vitaminas, é prejudicial para a pele.
Os grandes vilões para uma pele saudável são as gorduras, açúcares e carboidratos. Eles promovem um processo chamado de glicação, uma espécie de envelhecimento precoce onde deixam as células mais endurecidas, com suas funções diminuídas e a pele amarelada e com menos elasticidade. Em geral, os aditivos, corantes e conservantes também não fazem bem a nenhum órgão e devemos evitá-los ao máximo.
Os diabéticos tendem a ter problemas de cicatrização e a pele seca e amarelada, com isso devem ter o cuidado redobrado. Os carboidratos levam a resistência insulínica. É a necessidade de uma maior produção desse hormônio – a insulina – para conseguir fazer com que o carboidrato ingerido na alimentação consiga se transformar em glicose dentro da célula, funcionando como combustível para que ela realize suas funções. Essa resistência insulínica está relacionada a alterações hormonais que levam a maior produção de oleosidade, acne, pelos na face e alguns casos de queda de cabelo. Os grãos integrais tendem a ter uma absorção mais lenta e promovem menos resistência, sendo mais indicados para os diabéticos.
O colesterol aumentado também causa diversos efeitos ruins em nosso organismo e está relacionado com piora de várias doenças de pele como a psoríase e a dermatite seborreica.
Já sabemos que a maior longevidade está relacionada à ingestão de pequenas quantidades de comida, comprovado cientificamente. Porém dietas muito abruptas e restritas promovem uma diminuição grande no aporte calórico de um dia para o outro e podem deixar a pele seca e aumentar a queda de cabelo.
Cuidado com as dietas! Procure sempre manter as fibras para melhor funcionamento do organismo, limpando as impurezas. Consumir vitaminas, proteínas e minerais são necessários para o funcionamento celular e para se ter uma pele saudável. Fuja das químicas de aditivos, conservantes , corantes, além dos açúcares e carboidratos.
Lembrem que adoçantes não tem açúcar e são indicados para diabéticos, mas contém calorias e alguns são químicas que podem levar a algumas reações adversas. Como o caso do adoçante aspartame que pode causar enxaqueca.
E nunca se esqueçam, água é fundamental. Ela é fator determinante para a hidratação facial e corporal. O ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. Não serve mate, suco (de caixinha então, nem pensar!), nem refrigerante. E a água com gás diminui a absorção de cálcio se consumida em excesso, sendo indicada para quem tem tendência a cálculos renais.
A Clínica Dermatológica Renata Ayd é referência em tratamentos para pele em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Conheça a clínica e ressalte ainda mais sua beleza!