As micoses de unha são extremamente comuns. Aparecem principalmente nas unhas dos pés, mas também podem aparecer nas unhas das mãos. Seguem algumas dicas para prevenir e tratar este problema:
• Combata a transpiração dos pés: O suor promove umidade nos pés. Os fungos gostam de calor e umidade para sobreviver, ocasionando as micoses de unha. O uso de talcos, polvilho… ajudam a absorver a umidade que foi criada. Mas gosto de orientar para as micoses de unha o uso de desodorantes antitranspirantes nos pés todas as noites. Eles têm geralmente 24 a 48 h de ação e vão impedir que a umidade seja produzida. As apresentações em spray e aerosol são cômodas porque secam rápido e não deixam o pé ficar escorregando…
• Higienize diariamente a unha afetada: Gosto de indicar uma higiene diária na unha afetada com água oxigenada 30 ou 40 volumes com escovinha própria. Ela ajuda a eliminar os micro-organismos mais rápido. Dependendo do grau de acometimento da unha, podem ser indicados antifúngicos orais ou tópicos. Doenças concomitantes e alterações do fígado devem ser comunicadas ao médico para orientar a escolha do tratamento adequado as micoses de unha. Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas durante o tratamento. Aquela massinha – nojenta!!! – que se forma por baixo da unha é resultado da ação do fungo “comendo” a queratina da unha. Vale a pena limpar essa massinha sempre que possível.
• Use os produtos corretos: Cremes de antifúngicos não conseguem ter uma boa penetração na unha e não conseguem fazer o efeito desejado em micoses de unha. As apresentações em esmalte conseguem ter maior penetração na unha e não necessitam ser usadas diariamente. Geralmente, indico 2 a 3 vezes na semana. A unha sempre deve ser levemente lixada antes da aplicação do medicamento de micoses de unha para uma melhor absorção. Unhas muito grossas podem necessitar de cremes para um afinamento da lâmina ungueal para otimizar o resultado.
• Corte a unha corretamente: O corte da unha deve ser sempre quadrado. Cortar todo o pedaço da unha descolado muitas vezes deixa a unha fragilizada por perder a sustentação lateral da unha. Em consequência, quando usamos calçados fechados, a tendência é que a unha apertada dentro do calçado se dobre e a chance de encravar é grande, podendo ocasionar micoses de unha.
• Deixe a unha “respirar”: O uso de calçados fechados deve ser evitado sempre que possível para a unha respirar. O ideal é que durante o tratamento de micoses de unha a unha fique sem esmalte.
• Tenha paciência e persistência no tratamento: Vitaminas orais podem ser prescritas pelo médico dermatologista para melhorar a qualidade da unha e a velocidade de crescimento para abreviar o tratamento de micoses de unha. O tempo de tratamento depende do tempo de crescimento da unha. Aquela unha que descolou e mudou a coloração não vai se recuperar. Mas o tratamento de micoses de unha é para que a unha cresça e a parte de baixo não seja contaminada e consiga crescer e substituir a unha danificada. O crescimento da unha da mão é mais rápido que o da unha do pé. Por isso, o tratamento de micoses de unhas dos pés é mais demorado. Dependendo do grau de acometimento, pode demorar até 1 ano…
• Separe os instrumentos de fazer unha: Os instrumentos usados nessa unha com micose não devem ser usados nas outras unhas para não disseminar a micose. Separe tesoura, alicate e lixas caso tenha micoses de unha!!!
• Nem tudo que aparece na unha é micose: Existem bactérias que também podem proliferar na unha… uma delas dá até uma cor esverdeada… e o tratamento é diferente do tratamento de micoses de unha! Traumas na unha podem causar sangramento e pequenos hematomas. Ocorrem principalmente por sapatos que apertam a unha em locais específicos. É muito comum em pessoas que correm. O sangue faz um meio de cultura para bactérias e fungos. Cuidado redobrado para o hematoma não evoluir para micose!!! Há também a chance de sinais nascerem nas unhas. Procure sempre o dermatologista para saber se é benigno ou perigoso.
• Seque bem as mãos após lava-las: Micoses das unhas das mãos são mais raras pela ventilação das unhas. Acontecem mais em quem tem necessidade de lavar muito as mãos no dia a dia e fica com a unha úmida em maior parte do dia. A micose de unha não significa que a pessoa não tem uma boa higiene!!!
• Identifique o tipo de fungo que esta causando a micose: Podem ser feitos exames da unha para saber qual fungo é o causador da micose de unha. Mas a realização deste exame é difícil por necessidade de colher aquela massinha no limite da unha boa com a ruim e muitas vezes temos um resultado falso negativo… Exames de sangue não conseguem identificar, mas muitas vezes solicitamos para saber a função do fígado, quando há necessidade do uso de remédios orais e exames gerais para saber se há alguma alteração que esteja dificultando o crescimento das unhas como anemias e alterações de tireoide.
• Cuidado redobrado se você é diabético ou tem varizes: Pessoas que têm doenças que prejudicam a imunidade e a circulação como diabetes e insuficiência vascular (varizes) tem maior predisposição a micoses de unha. Diabéticos não devem deixar de tratar a micose de unha. O foco de ter um microorganismo ruim no organismo pode evoluir para lesões nas plantas dos pés e até erisipela, pois se tornam uma porta de entrada ruim para o organismo.
• Cuidado com as unhas postiças: Muito cuidado com as unhas postiças!!!!! A cola usada é muito agressiva e fragiliza a unha. Na manutenção, há necessidade de lixar muito a unha para igualar a altura da unha da própria pessoa com a prótese. Isso deixa a unha muitas vezes doente e fragilizada e quando a pessoa tira aquela unha, a da própria pessoa fica um estrago!!!! Roer as unhas nunca é uma opção saudável!!! Não existe fórmula mágica… esmalte com gosto ruim, pimenta… o negócio é se vigiar e não roer!!! Vamos brincar de outra coisa!!!! Ande com uma bolinha anti-stress !!!
Mesmo se atentando a todos estes cuidados, uma consulta com um médico dermatologista é indispensável para orientação do tratamento adequado para cada caso de micose de unha.
A Clinica Dermatológica Renata Ayd é referência em Dermatologia Clinica em Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis. Conheça a clínica e mantenha a saúde das suas unhas em dia!